+ Vault of Broken Dreams » 2.0 - Fallout » Fallout 1, 2 e Tactics
|- TRADUÇÃO PARA FALLOUT 2 RP - EXISTE UMA SAIDA RAPIDA:
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou o Registro.
Perdeu o seu e-mail de ativação?

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

Autor Tópico: TRADUÇÃO PARA FALLOUT 2 RP - EXISTE UMA SAIDA RAPIDA:  (Lida 126 vezes)

Offline Verglaizer

• Wanderer
  • *
    • Ver perfil
TRADUÇÃO PARA FALLOUT 2 RP - EXISTE UMA SAIDA RAPIDA:
« Online: Janeiro 08, 2018, 08:17:39 am »
Assim como eu, muitos aqui não entendem inglês, e anseiam por uma tradução de Fallout 2 Projeto Restauração. Não sei exatamente os motivos, mas nossa tradução está muito atrasada, e aparentemente abandonada em relação a tradução para Espanhol, q está completa no Fallout 2, mas aparentemente está estagnada no Projeto Restauração, e já faz um bom tempo, o q é frustrante.

DAI TIVE A IDEIA: PQ FICAMOS NA DEPENDÊNCIA DE TRADUTORES, SE PODE-SE USAR GOOGLE?

Não entendo nada de programação, mas observando o sistema de BGforge:
https://tra.bgforge.net/projects/fallout/rp-male/es/
Vi que basta alguém COPIAR e COLAR no tradutor do google, trazer a tradução e colar no local, e pronto, texto traduzido, e QUALQUER PESSOA(tomando os devidos cuidados é claro) pode ajudar a traduzir o jogo completo.

PROBLEMAS: Sim, alguns podem estar pensando, "mas a tradução do google n é exata" ou "alguem pode copiar errado, por engano ou de proposito".
Ok, estas coisas são possíveis, mas pra isto basta selecionar um grupo confiável, q se disponha a fazer, e alem do mas, não precisa ser PERFEITA, uma tradução meio tosca, é melhor q nenhuma. E eu mesmo, me disponho a passar alguns dias, me dedicando a isso, só pra poder jogar dinovo, no meu idioma.

Tudo que precisamos é q alguém implemente um SISTEMA de tradução semelhante ao da BGforge, para tradução em português.

ENTÃO ALGUÉM SE HABILITA OU SABE QUEM PODERIA IMPLEMENTAR ESTE SISTEMA? E ALGUÉM ESTARIA DISPOSTO, ASSIM COMO EU, A PASSAR HORAS E HORAS FAZENDO "Cntr+C" e "Cntr+V" NO GOOGLE TRADUTOR?

Que acham? Té+!

Online The Chosen One

• Savior of the Wastelands
  • Administrador
  • Savior of the Damned
  • War... war never changes
    • Ver perfil
Re:TRADUÇÃO PARA FALLOUT 2 RP - EXISTE UMA SAIDA RAPIDA:
« Resposta #1 Online: Janeiro 08, 2018, 12:52:19 pm »
Em minha opinião isso seria tapar buraco apenas. Fallout é um jogo que tem MUITA gíria muita linguagem coloquial da língua inglesa e o google não é bom em traduzir isso.

Poderia até prejudicar o andar do jogo passando informação errada. Tradução deve ser feita por pessoas que jogaram o jogo a fundo. O problema das traduções que foram iniciadas é que sempre quem estava responsável por ela desaparece...

Offline Verglaizer

• Wanderer
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #2 Online: Janeiro 08, 2018, 01:05:21 pm »
É, eu sei que não seria exatamente como a tradução de uma pessoa, mas é melhor q nada. Como vc disse, nem 1 tradutor se dispôs a terminar o q começou, e eu duvido q apareça alguém q o faça. O q estou propondo é uma ALTERNATIVA VIÁVEL, uma vez q nunca teremos a tradução desejada.
Seria simples, seria rápido, e se a pessoa n gostar, pode voltar pro inglês.

Offline Bruce Leeroy

• Administrador
  • Guardian of the Wastes
    • Ver perfil
« Resposta #3 Online: Janeiro 08, 2018, 10:25:45 pm »
Desculpe-me a falta de moderação nas palavras, mas vai ficar uma bela de uma bosta.

Fallout é complexo demais, muitas variáveis, muita ligação entre falas, muitas possibilidades de interação, gírias, termos técnicos, piadas a serem adaptadas, easter eggs, arquivos de um personagem em "Oiapoque" que se relaciona com outro em "Chuí" que se não forem traduzidos juntos atrapalha o andamento do jogo, necessidade de ter jogando umas 30 vezes pra começar a ver umas picuinhas nos arquivos que são peças chaves pra entendimento... posso continuar escrevendo motivos sem dificuldades.

E não é porque eu sou pessimista, é porque não dá pra fazer isso com fallout. Pior, se for levado até o fim acredito que o jogo perde conceito. Alguém que nunca jogou instala pra jogar em português e a primeira coisa que vai dizer é "que jogo chato da porra". E vai disseminar o quão "ruim" o jogo é pra todo mundo porque não conseguiu pegar imensa variabilidade de opções do jogo.

Não que estou desestimulando a fazerem desse jeito, mas muitas traduções que começam até mais organizadas que isso (mas mantendo o intuito de fazer algo rápido pra não falar que não teve) deixaram de existir justamente quando começam a perceber a complexidade da coisa.

Mas manda bala aí, provem que estou enganado.
Sho'nuff: Alright, Leroy, who's the one and only master!?
Leroy: I AM!

Online The Chosen One

• Savior of the Wastelands
  • Administrador
  • Savior of the Damned
  • War... war never changes
    • Ver perfil
« Resposta #4 Online: Janeiro 09, 2018, 09:55:58 am »
Para não falar em outro ponto crítico.

Os arquivos são cheios de scripts, inclusive os que chamam o nome do jogador dentro do texto a ser traduzido Algo tipo $%name. Se traduzir o script (e o tradutor vai traduzir para $%nome) o jogo não vai funcionar. Vai dar pau. Não é uma tarefa que deve ser feita automatizada alguem deve revisar tudo.

Offline Bruce Leeroy

• Administrador
  • Guardian of the Wastes
    • Ver perfil
« Resposta #5 Online: Janeiro 09, 2018, 10:31:51 am »
Para não falar em outro ponto crítico.

Os arquivos são cheios de scripts, inclusive os que chamam o nome do jogador dentro do texto a ser traduzido Algo tipo $%name. Se traduzir o script (e o tradutor vai traduzir para $%nome) o jogo não vai funcionar. Vai dar pau. Não é uma tarefa que deve ser feita automatizada alguem deve revisar tudo.

Putz, é mesmo. Lembro que os arquivos que tinham scripts o Istrupador nem passava pra frente pra evitar esse problema.

Offline Fellipe_Mfar

• Wanderer
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #6 Online: Janeiro 09, 2018, 11:56:43 pm »
Sou voluntario pra ajudar mas prefiro que demore e faça algo perfeito do que rapido e cheio de erros e incoerências, o problema é achar um responsavel da tradução confiavel, porque todos que assumiram essa liderança sumiram do mapa.

Offline Fellipe_Mfar

• Wanderer
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #7 Online: Janeiro 10, 2018, 12:07:48 am »
Agora que eu vi esse projeto nesse site deu pra perceber que não vai ficar cagado, são todas as frases separadas é só jogar no translate e colocar coerência na tradução, quem tem um minimo conhecimendo de Fallout vai saber definir oque é pra se traduzir e oque é nome próprio por exemplo, acho que dessa vez a tradução pode ir pra frente.  ;)

Offline Bruce Leeroy

• Administrador
  • Guardian of the Wastes
    • Ver perfil
« Resposta #8 Online: Janeiro 10, 2018, 10:19:40 am »
Agora que eu vi esse projeto nesse site deu pra perceber que não vai ficar cagado, são todas as frases separadas é só jogar no translate e colocar coerência na tradução, quem tem um minimo conhecimendo de Fallout vai saber definir oque é pra se traduzir e oque é nome próprio por exemplo, acho que dessa vez a tradução pode ir pra frente.  ;)

Nesse caso, mandem bala. Eu ainda acho que mesmo organizado se perde muita coisa se quem estiver traduzindo/revisando não tenha jogado o jogo pelo menos umas 5 vezes com objetivos diferentes. Precisaria que toda a equipe atendesse esse critério.

Mas se for pra apostar eu aposto que vai parar na metade do caminho como sempre. Perdi a fé XD

Offline Duccini

• Administrador
  • Savior of the Damned
    • Ver perfil
« Resposta #9 Online: Janeiro 10, 2018, 11:36:29 am »
Boa sorte caras, que dê tudo certo!

Sent from my iPad using Tapatalk

Offline ajpvalente

• Defender
  • **
    • Ver perfil
    • Transportes XXI
« Resposta #10 Online: Janeiro 13, 2018, 06:43:22 pm »
Concordo com o Duccini e o Bruce Leeroy, não vai ficar decente. O tradutor do Google não vai conseguir perceber correctamente grande parte dos textos, que estão escritos em calão e/ou fazem certas referências culturais que só podem ser entendidas por um ser humano, que tenha alguma experiência em filmes e outros jogos.

Além disso, existem as questões técnicas, de código inserido nos textos, que para um sistema de tradução seria texto como o resto dos diálogos, e que seria modificado, como já foi aqui referido.

Mas existe um outro conceito a ter em conta, e é algo que eu faria, se encetasse uma tradução dos dois primeiros jogos: o aspecto cultural. Algumas das referências inseridas não seriam entendidas por utilizadores que não fossem americanos, e penso que uma tradução ideal iria substituir essas referências por outras que fizessem mais sentido para utilizadores portugueses e brasileiros, se fosse possível. Ao mesmo tempo, iria criar algumas novas de forma a que o utilizador percebesse melhor as nuances sociais e políticas que os autores fizeram inteligentemente em cada cidade, e que são apenas umas das inúmeras razões pelas quais adoro os primeiros dois jogos.

Por exemplo, se estivesse a fazer uma tradução para português brasileiro, não hesitaria em colocar umas alusões ao Estado Novo brasileiro em Vault City, ou a favelas em Gecko e Broken Hills. Em Arroyo provavelmente faria referências à floresta Amazónia. Redding, que está no meio de lutas de poder entre várias potências, seria excelente para ter umas pequenas referências ao domínio português e holandês do Brasil. As modificações seriam poucas e subtis, para não estragar a concordância entre os textos e os gráficos do jogo, que sugerem uma ambiência americana.
"...for reasons long forgotten, two mighty warrior nations went to war and touched off a blaze which engulfed them all. For without fuel they were nothing.  They had built a house of straw..."

Offline Noob-Eterno(-Saibot)

• Shield of Hope
    • Ver perfil
« Resposta #11 Online: Janeiro 19, 2018, 07:23:02 am »
Deixa eu deixar meus dois centavos aqui.

Fallout 2 é um jogo enorme. Muito grande. Eu ainda brinco de traduzir as vezes, quando tô com tempo livre (E atualmente, tentando terminar a maldita faculdade e trabalhando, tá foda de achar tempo livre).

Eu acho que uma tradução de google tradutor não tem tanto valor. Se não me engano já teve uma liberada na época do orkut, e ninguém deu bola.

Eu acho que esse site ajudaria MUITO a organizar, mas ao mesmo tempo vejo problemas.

Prós:
Dá pra fazer um glossário automático, que faz aparecer as traduções "oficiais" de termos, o que garante uma tradução já padronizada.
Os textos podem ser traduzidos e revisados trecho a trecho, com observações
É uma interface limpa, fácil e aparentemente tranquila de usar

Contras:
Não sei se é porque não conheço o site direito, mas pelo visto ele só joga as frases lá. Não tá estruturado por local, contexto ou qualquer ordem que faria sentido.
Aparentemente o site libera os textos linha por linha, e não arquivo por arquivo. Eu acho isso ruim pra revisar, traduzir e organizar.

Se alguém que conhecer melhor puder explicar, acho que já temos material das antigas em algum lugar do site do vbr com instruções gerais, tem as instruções que fiz pro rsalvarenga e posso escrever o glossário, ajudar a organizar e revisar. Só não posso me dedicar com nenhum tipo de tempo fixo, porque realmente tá foda atualmente.

Enfim, é isso. Se puderem dar uma luz, a gente organiza melhor isso.

Offline Fellipe_Mfar

• Wanderer
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #12 Online: Janeiro 19, 2018, 12:57:52 pm »
Gente por favor vocês não estão entendendo, entrem no site abaixo, procurem textos nao traduzidos e tentem traduzir um deles, vocês vão ver que não vão ficar cagados, você tem a opcão de traduzir do google tradutor pra quem é ruim de inglês tipo eu (ou não) e deixar o texto com coerência textual de acordo com o seu conhecimento de Fallout, (quem não tem conhecimento da saga vai deixar o texto com sua lógica) o texto vai passar por uma triagem com um revisor que vai ver se o texto ta com alguma incongruencia ou nome próprio traduzido por exemplo e vai ser ajustado.

O google tradutor é só uma ajuda pra quem é ruim de inglês não é elemento chave, eu mesmo fiz algumas traduções de textos usando o google tradudor (ele deixa tudo sem sentido como vocês sabem) só coloquei as frases em portugues em suas ordens desfiz a tradução de um nome próprio e pronto. Parem de associar a tradução desse site com o google translate.  ;D

Novo Projeto PT-BR: https://tra.bgforge.net/projects/fallout/rp-male/pt/
« Última modificação: Janeiro 19, 2018, 01:00:16 pm por Fellipe_Mfar »

Offline Noob-Eterno(-Saibot)

• Shield of Hope
    • Ver perfil
« Resposta #13 Online: Janeiro 19, 2018, 01:15:49 pm »
Eu entendi. Acontece é que diálogo não é bom de traduzir assim. Linha por linha. Idealmente você traduz cada arquivo junto, pra manter o contexto da conversa e saber do que o personagem tá falando. Caso contrário, você fica só com uma colcha de retalhos em português, que não transmite a mensagem correta.

Offline mgs

• Wanderer
  • *
    • Ver perfil
« Resposta #14 Online: Janeiro 19, 2018, 02:57:45 pm »
It's not random lines, they are presented sequentially. There's also Zen mode (see top right), which can be used to translate multiple strings at once.
Please utilize glossary, it helps a lot. You can use spanish as an example.
Please don't copy machine translations mindlessly, they are only provided as a reference.
Also, review translator's guide.

+ Vault of Broken Dreams » 2.0 - Fallout » Fallout 1, 2 e Tactics
|- TRADUÇÃO PARA FALLOUT 2 RP - EXISTE UMA SAIDA RAPIDA:
Bem-vindo, Visitante. Por favor faça o Login ou o Registro.
Perdeu o seu e-mail de ativação?

Login com nome de usuário, senha e duração da sessão

anything